8 de fevereiro de 2017

DRENAGEM LINFÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS














O post de hoje é um artigo feito pela Isis Mafra, que é esteticista e blogueira. Um dos procedimentos estéticos mais conhecidos e procurados é sem dúvidas a Drenagem Linfática. Mas você sabe para que ela serve e quais são seus benefícios? Para entender melhor sobre essa técnica temos primeiro que falar um pouquinho a respeito do sistema que ela trabalha, no caso, o sistema linfático (post detalhado aqui!)

- O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo. Possui uma rede de vasos linfáticos, distribuídos pelo nosso corpo, um pouco parecido com o sistema circulatório, só que dentro dos vasos linfáticos circula um líquido que se chama linfa.
- A linfa tem um aspecto viscoso e amarelado, ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas.

- Assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

- Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada. 






A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral e relaxa o corpo.
 
Mas, diferente do que muitos pensam/dizem por aí, a drenagem linfática não emagrece! Ela vai ajudar a reduzir medidas por diminuir o inchaço e auxiliar na  eliminação de toxinas do corpo. Mas para obter resultados mais efetivos será necessário abordar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. 



A drenagem linfática costuma ser muito indicada também durante a gravidez, já que a retenção de líquidos é uma das características mais marcantes nesta fase da vida da mulher. Isso acontece por que para dar conta do novo ser que está sendo gerado, o corpo da mãe aumenta o volume sanguíneo em quase 50%, fazendo com que os líquidos dos capilares transbordem, causando o inchaço. Quando este líquido extravasa para o corpo em grande quantidade, o organismo sozinho não dá conta de coletar e eliminar, é aí que a drenagem auxilia. Grávidas podem dar início ao procedimento a partir do 3º mês de gestação com prescrição médica. 





As manobras da drenagem linfática manual devem ser realizadas em toques suaves para que seja possível alcançar os líquidos retidos. Quando é feita muita pressão ocorre a obstrução dos vasos desses líquidos, e não se obtém resultado nenhum. Portanto, a dica é fugir das "drenagens" fortes e doloridas.
 
A massagem deve ser leve e relaxante, mas tem contraindicações, identificadas por meio de uma avaliação profissional. É o especialista que dirá se você pode ou não se submeter ao tratamento. Não é necessária prescrição médica, exceto nos casos de drenagem para gestantes, pós-cirúrgico ou mastectomia, que são casos específicos. A drenagem linfática deverá ser realizada por um profissional qualificado, esteticista, fisioterapeuta ou ainda um terapeuta apto para a massagem.




Espero que tenham gostado do post, acessem o blog da Isis (clique aqui) pois lá tem muita coisa legal também! Deixe seu comentário com dúvidas ou sugestões. Um beijo. 

109 comentários :

  1. Respostas
    1. Entendo, marca um horário com alguma esteticista! Vai adorar.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  2. Eu fiz durante um tempo e a sensação e benefícios são ótimos.
    Post bem completo o seu!
    Amei!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, é um conjunto de bem estar né?
      Um beijo, que bom que gostou.

      Excluir
  3. Nossa que bacana entender tudo isso *-*
    Gostei muito do seu blog e ainda mais sobre esse assunto!

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, fico muito feliz!
      Resolvi abordar esse assunto para mostrar o que acontece para que ocorra a drenagem.
      Um beijo.

      Excluir
  4. Adorei o post, muito explicadinho. Sou louca pra fazer drenagem, principalmente agora que estou na academia e estou fazendo reeducação alimentar.
    Beijos
    www.desencana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já faz essas coisas, o resultado vai ser muito mais agradável!
      Faz mesmo, vai adorar.
      Um beijo.

      Excluir
  5. Olá! Olha, sei que a drenagem linfática tem benefícios, porque minha tia fazia quando realizava o tratamento para o câncer... Mas não imaginava que fazia tanto bem assim! Bom também derrubar o mito que ela emagrece, porque já ouvi muita gente falar isso rsrsrs

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom! Pois esse não é o seu foco principal, ela "desincha" o corpo, por isso reduz medidas.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  6. Vejo muito isso: pessoas pensando que tratamentos estéticos isoladamente vão fazer milagres. Acho que esses tratamentos e atividades físicas funcionam muito bem juntos, além de ser bem mais perceptível o resultado obtido. Tenho muita vontade de fazer drenagem linfática ou corrente russa, principalmente pra reduzir a celulite, ambas são muito boas pelo que li.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, tudo bom?
      Realmente, as pessoas chegam querendo milagres! Mas tudo é um conjunto, alimentação e hábitos saudáveis influenciam e muito. Com eles o resultados são melhores.
      Um beijo.

      Excluir
  7. Oi Emanuelly!

    Fui diagnosticada com artrite reumatoide há 1 ano e desde que comecei o uso de corticoides, já "engordei" 13 kg. A drenagem linfática tem sido minha aliada no combate ao inchaço e retenção. Obrigada pelo post, foi de muita valia para mim e aposto que para outras muitas também!

    Beijos, Nathy

    www.ocaosfeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério? Que bom que você conseguiu um tratamento que está lhe ajudando!
      Por nada, sempre que quiser estou a disposição! Se cuida e melhoras.
      Um beijo.

      Excluir
  8. MUITO BEM EXPLICADO O POST,PARABÉNS!!!SEMPRE OUVIMOS FALAR SOBRE ESSE NA TELEVISÃO,MAIS NUNCA PESQUISAMOS MAIS AFUNDO SOBRE.SÓ O QUE TÍNHAMOS OUVIDO FALAR É QUE REDUZIA MEDIDA(NADA MAIS DO QUE ISSO HAHA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou, fico muito feliz por isso!
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  9. Eu sou louca pra fazer drenagem, depois desse seu post fiquei mais ainda, você explicou direitinho e tirou dúvidas que eu tinha mas ainda não havia pesquisado, parabéns pelo seu blog.



    Beijos!
    Http://porfavorkaren.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, isso me deixa muito feliz!
      Se joga Ka, você vai amar!

      Excluir
  10. Adorei que é tudo tão bem explicadinho! Eu nunca tinha pensado que drenagem linfática tinha a ver com linfa hahaha Olha como a gente não para pra pensar quando o nome se torna familiar, né? Muito legal mesmo deixar claro que a drenagem não é emagrecimento e tem que ser aliada a outras préticas. Parabéns. Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, antes de entrar para essa área eu também nunca havia reparado! rs
      Sim, exatamente! Muito obrigada.

      Excluir
  11. Boa tarde flor, adorei o post, tenho muita vontade de fazer drenagem, mas onde moro são poucos lugares que fazem e o preço é tão alto!

    Beijocas e um ótimo fim de tarde 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que pena, a faixa dela varia entre R$60 a R$150, mas vale a pena.
      Um beijo e muito sucesso.

      Excluir
  12. Drenagem linfática é muito bom! Já fiz uma vez e amei o resultado, fora que é super gostoso também esse cuidado com o corpo. Super legal você explicar o princípio da drenagem e seu funcionamento, tinha muita coisa que eu não sabia!
    Agora deu vontade de fazer de novo drenagem rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um conjunto de bem estar físico e mental né? rs
      Que bom que você gostou, fico muito feliz!
      Um beijão

      Excluir
  13. Eu já fiz uma vez e necessito fazer dnv kkkk Eu adoro faz muita diferença
    Eu adorei o post tinha informações que eu não sabia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta, é realmente muito bom! Quem faz uma vez quer pra sempre rs.
      Um beijo, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  14. Esse post caiu do céu! Estou a procura aqui onde eu moro para fazer, porém no momento nao encontrei ninguém. Mas como sou um pouco "noia" no assunto, eu não sabia muito bem e com o seu post consegui esclarecer minhas dúvidas, obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar Blue, fico muito feliz!!
      Por nada, estou aqui para qualquer coisa.

      Excluir
  15. Olá confesso que eu acreditava que a drenagem linfática emagrecia rs, mas muito bom saber que na verdade não emagrece e sim desincha o corpo da pessoa, realmente é importante cuidar do corpo e mudar os hábitos alimentares.

    ResponderExcluir
  16. Pensa numa pessoa que está precisando de uma massagem viu? Principalmente essa linfatica, às vezes sinto que estou começando a ficar inchada, então seria ideal pra mim. Eu adorei o post, e de como você explicou todo o procedimento.
    Parabéns e sucesso ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz!
      Procure então um profissional, vai lhe fazer bem!
      Um beijo.

      Excluir
  17. Muito bom saber que a drenagem linfática possui outras funções além de "emagrecer" (no caso, diminuir o inchaço, como você explicou), porque as pessoas à minha volta que fizeram sempre fizeram com esse intuito, o que é uma pena, pq geralmente massagens são boas em muitos outros aspectos. Desculpe pelo outro comentário, não quis te ofender. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está correto.
      Geralmente é complicado explicar nos mínimos detalhes aos clientes, elas veem os resultados e concluem que emagreceram, de certa forma no entendimento dela está certo, mas na verdade foi uma diminuição de líquido que estava em excesso.
      Não precisa de desculpar, está tudo bem.
      Um beijo.

      Excluir
  18. Adorei o post, bem completo e explicativo! E que legal achar uma conterrânea por aqui :) Espero que esteja tudo bem com você e sua família no meio desse caos! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz!
      Está tudo bem aqui, o problema é não sair de casa e perder aulas do curso!
      #prayES

      Excluir
  19. Amei o post, super bem explicado, e só de saber que reduz as celulites já me da uma baita alegria :)quem sabe um dia ainda faço drenagem linfática. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Já fiz vários tipos de massagem e realmente a drenagem é maravilhosa! Quero muito voltar a fazer, me sentia muito bem, o post tá incrivel <3

    ResponderExcluir
  21. Nunca fiz esse procedimento, mas acho que deve fazer uma suuuper diferença. Tem dias que vejo que tô precisando hahaha adorei toda a explicação da drenagem *-*

    Beijoss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, além de ser um estado enorme de bem estar.
      Que bom que gostou, fico muito feliz!
      Um beijão.

      Excluir
  22. Preciso fazer, para diminuir o inchaço na barriga <3 Beijos minha flor

    ❥ Roberta Walker Blog

    ResponderExcluir
  23. Adorei, tenho muita vontade de fazer!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Drenagem linfática é vida né!! Eu fiz uma vez e meu corpo teve mais vida sabe, ficou bem melhor. Tenho vontade de fazer mais vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bom que gostou!
      Faça então, é um bem estar necessário né?
      Um beijo.

      Excluir
  25. Eu sou louca pra fazer pois após o nascimento do baby muitas celulites apareceram, mais tinha algumas dúvidas que você acabou de me tirar, seu blog é incrível, fiquei realmente apaixonada, parabéns pelo capricho e profissionalismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juh, eu fico muito mais muito feliz em ler isso!!!
      Qualquer coisa pode perguntar que faço o que puder!
      Faz mesmo, você vai amar. Obrigada pelo carinho.
      Um beijo.

      Excluir
  26. Olá!
    Eu fiz uma promessa que em 2017 eu iria me cuidar mais e estou seguindo com a meta até o momento. Vou procurar já uma clínica que faça drenagem, pois fiquei encantada com a quantidade de benefícios que ela trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, que bom que eu pude te ajudar!
      Vai lá guria, arrasa! O seu corpo merece.
      Um beijão.

      Excluir
  27. Vou mandar este post para a minha cunhadinha querida que teimou comigo dizendo que drenagem linfática emagrecia e eu já sabia que não emagrecia porém ajuda muito na redução de liquido. Tenho muita vontade de fazer sabe, mas no momento as condições não favorecem muito. Não sabia que era bom na gravidez, amei saber!
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que menina inteligente, isso ai! Estou orgulhosa rs.
      Eu entendo, quando conseguir, me conta o que achou!!!
      Então Ma, depende muito do lugar que mora ou até mesmo a clínica, pode ser cobrada mais ou menos de 60 a 150 reais.
      Espero ter ajudado, um beijo.

      Excluir
  28. Esses termos mais técnicos para mim são complicados. Mas o que posso dizer a respeito é que drenagem linfática é só amor. No verão passado fiz algumas sessões, e alinhadas com corrida e reeducação alimentar, meu corpo se tornou outro. Desinchou muuuuito, e até hoje, mesmo depois de ter ganhado uns quilinhos, o corpo continua bem no lugar.
    Precisando fazer de novo agora!

    Bjão Manu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Realmente, para quem faz tudo direitinho os resultados são impressionantes Ju!
      Faz mesmo, vale a pena.
      Um bjão Ju

      Excluir
  29. Muito bom entender como realmente funciona esse procedimento ! Eu fiz ano passado a bambuterapia, doi, mas vale a pena. Na época, ela me indicou que eu tomasse chá de hibisco tbm, para ajudar na eliminação de liquido, e ate hoje tomo, estou super viciada, e indico, ele é diurético e bem gostosinho !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, pelo visto você seguiu muito bem as orientações e por isso teve bons resultados Le! Vale a pena né?
      Um beijão e sucesso.

      Excluir
  30. Manu, adorei o seu post! Dá pra ver o tanto de carinho e conhecimento que vc adquire pra fazer os posts aqui do blog. Sobre drenagens, estou em busca de um bom profissional pra fazer. Desde que comecei uns tratamentos para alergia, observei que meu organismo passou a reter muito líquido. Mesmo ingerindo bastante água, tomando chá verde, não tenho notado diferença, e resolvi partir para um tratamento mais eficaz. Adorei o post, beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thata, fico muito feliz que tenha gostado do artigo! Foi muito bem escrito pela Isis.
      Eu sei como é, então a drenagem iria ajudar a recolher esse líquido.
      Um beijão.

      Excluir
  31. Acredito que assim como esclareceu as minhas dúvidas, esse post esclareceu as dúvidas de muita gente sobre esse procedimento. Uma das dúvidas que eu tinha era se pessoas magrinhas podia fazer, justamente por que eu achava que emagrecia ainda mais. Adorei o post! 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude lhe ajudar de alguma maneira, fico muito feliz <3
      Pode sim, as vezes tem pessoas que são magras e retem líquido, não existe regra, entende?
      Um beijo.

      Excluir
  32. Olá flor!

    Seu post está muito completo parabéns, eu não fazia ideia de como funcionava drenagem, só sabia que ajudava a reduzir medidas e relaxava, deu até vontade de fazer também, quem sabe eu não me animo, não é mesmo? Parabéns novamente pelo post.

    Beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz!
      Faz sim, irá amar, garanto!
      Muito obrigada pelo carinho, beijos e sucesso.

      Excluir
  33. Sou louca pra fazer, só me falta o money. Mas confesso que não sabia da metade do que descobri aqui nesse post, já vou até favoritar. E na primeira oportunidade pode ter certeza que vou está fazendo. Parabéns pelo post,muita informação bacana. beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter gostado Amanda <3
      Faz sim, vai amar, eu garanto rs.
      Um beijão

      Excluir
  34. Que post bacana, eu tinha muitas dúvidas sobre a drenagem linfática e seu post esclareceu perfeitamente, vou fazer porque pelo que você falou faz muito bem. Vou juntar dinheiro e assim que eu puder vou ir correndo fazer minha drenagem, amei seu blog. Beijoos ❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que pude te ajudar! <3
      Fico muito feliz, faz simmm!
      Um beijo

      Excluir
  35. Post maravilhosos! Ainda não havia escutado falar. Já vou indicar a minha tia que está grávida, sempre bom ter esses conhecimentos.

    ResponderExcluir
  36. Não to sabendo lhe dar com a sua evolução é o quanto eu fico feliz em saber do seu crescimento tanto aqui no blog como na sua profissão ♥ Você é uma menina maravilhosa e merece tudo que a vida tem de bom para oferecer ... Sobre o seu post , quero te contratar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bru, se você soubesse como fico feliz em ler isso <3
      Você é referência para mim, e ver um elogio seu significa muito pra mim.
      Tu merece todo o sucesso do mundo, é uma menina de ouro!
      Vem que eu façoooooo <3
      Um beijo.

      Excluir
  37. Que post mais explicadinho *-*
    Tenho muita vontade de fazer, sabia?
    Quando eu faço exercícios eu perco mais medidas do que o peso em si, imagina fazendo a drenagem... iria ficar realizada rs

    Um beijo,
    Blog Falando De Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bom que gostou, fico muito feliz!!!
      Sim, iria ajudar muito!
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  38. Olá!
    Você não tem ideia do quanto essa matéria foi esclarecedora para mim, você me tirou da escuridão haha!
    Eu sempre pensei que era algum tipo de massagem pra tentar reduzir gordura hahaha (sei la né), eu nunca cheguei nem perto pq eu sou magra e tento ganhar peso!
    Afora que entendi a ideia do que é o "sistema linfático" digamos assim, eu to com muita vontade de fazer pq pelo que vc contou é uma questão de saúde e bem estar mesmo, fortalecer o sistema imunológico e eliminar liquido que esta acumulado!
    Foi otimo saber que não emagrece e que é bom para a saúde!

    Beijos e obrigada pela ótima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manda, tudo bom?
      Muito obrigada pelo carinho do comentário, fico muito feliz!
      Vejo que você entendeu tudo direitinho, isso mesmo! Faz você vai amar.
      Um beijão

      Excluir
  39. Que post super completo e explicativo!!! ♡
    Simplesmente adorei saber mais detalhes desse procedimento.
    A drenagem tem mesmo inúmeros benefícios! :)
    Adorei mesmo!
    Beijos
    Lilica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Um beijão

      Excluir
  40. Eu fiz drenagem durante e depois da gravidez e foi bom demais. Estou querendo voltar a fazer.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  41. Adorei o post Manu!! Tudo muito bem explicado, parabéns!
    Eu tenho uma super vontade de fazer, você sabe me dizer quanto custa em média? Foi maravilhoso saber que drenagem não emagrece, apenas tira a retenção de líquido, eu sempre achei que seria como uma lipo, obrigada por esclarecer!! Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi, muito obrigada pelo carinho!
      Depende muito da região onde você mora ou mesmo do procedimento, pode variar de R$60 a R$150. Qualquer dúvida me chama.
      Um beijão

      Excluir
  42. Bom dia como vai? Confesso que ainda nao conhecia todos esses beneficios. porem realmente seu post foi de excelente ajuda.
    beijo
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  43. Nossa, eu não sabia de praticamente nada do que você falou. E isso de que melhora a circulação? Quero fazer drenagem e já.
    Xoxo,

    www.naoenrola.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhora sim, ela ativa a circulação linfática, por isso elimina líquidos.
      Faz sim, vai adorar!
      Um beijo.

      Excluir
  44. Que bom que gostou, fico muito feliz!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  45. Ótimo post, adorei super informativo!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  46. Faz um bem danado, né? Morro de vontade de fazer!
    Amei as dicas!

    Um beijo.
    www.annecollise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, faça então, vai adorar.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Um beijo.

      Excluir
  47. Amei o post, e como sou Massoterapeuta está totalmente correto e aprendi mais um pouco também porque a vida é um aprendizado né , sempre buscando mais conhecimentos. Adorei

    ResponderExcluir
  48. Que post perfeito Manu! Super explicadinho... deu uma aula aqui de drenagem eim haha
    Ela tem de fato muitos benefícios mesmo, fora que é uma delícia receber rsrs nas aulas eu amava ser modelo :P

    Abraços

    ResponderExcluir
  49. ooi adorei o post, pretendo fazeer alguns tratamentos e confesso que tinha duvidas sobre alguns procedimentos ^^
    beijinhos adorei
    boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Eu já fiz massagem com drenagem linfática e é maravilhoso! Super indico para quem tem dúvidas!Parabéns pelo post e pelo blog! (amei aquele bonequinha com a cara coberta de creme).

    ResponderExcluir
  51. Quanto benefício!! Preciso muito fazer. Pena que por aqui não conheço nenhum profissional que faça.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  52. Eu quero, muito relaxante.

    http://www.ocabeloemeuedai.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Já ouvi falar, aqui na cidade tem mas ainda não sei o preço, pretendo fazer :*

    http://a-cacheada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  54. Eu sou de dessas que ama drenagem linfática, sempre que posso dou uma corrida em uma clínica para fazer e me sinto extremamente bem depois, acho que todas as pessoas deviam experimentar :)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog, continue acompanhando-o para ficar ligado(a) nas novidades!
- Não faça comentários ofensivos e fora de contexto.
- Deixe seu blog para que eu possa visitar.

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo