16 de novembro de 2016

ENTENDA OS RÓTULOS DOS COSMÉTICOS

Composição cosméstica

Olá pessoal, tudo bom? Você já foram comprar um produto, sendo ele capilar ou facial/corporal e não conseguiram compreender a formulação? Hoje trago esse assunto, que muitas vezes passa despercebido. Quando entrei no curso de estética não fazia ideia de como funcionava isso, porém depois da disciplina de cosmetologia comecei a entender a importância da composição dos cosméticos em geral.



Segundo o site Negócio estética "Diariamente, a população utiliza cosméticos sem ter a ciência que substâncias encontram-se presentes. Ela é convencida pelo marketing da marca, por indicação de leigos ou não. Entretanto, antes de adquirirmos o produto, devemos ter o conhecimento da composição do cosmético por meio da leitura crítica do rótulo para visualizar os ativos e matérias-primas presentes." A leitura do rótulo oferece ao usuário as informações dos ingredientes e a concentração do mesmo no produto. 
Porém o que muita gente não sabe é que geralmente nas formulações os ingredientes (aquelas letrinhas bem pequenas que todo produto tem) obedecem uma ordem de concentração no produto. Ou seja, se estiver no começo do rótulo possui uma grande concentração, no meio uma média concentração e no final mínima concentração. 


Entenda a formulação dos cosméticos

Além disso, é muito importante saber que os ingredientes/ativos são escritos em uma nomenclatura internacional de cosméticos, o chamado INCI

O que é o INCI?
Segundo a Cosmética em foco "INCI é uma nomenclatura internacional de ingredientes cosméticos (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients) utilizada internacionalmente para padronizar os nomes dos ingredientes utilizados em produtos cosméticos. Trata-se do sistema reconhecido e adotado mundialmente". Isso complica um pouco no entendimento dos ingredientes, pois digamos que o produto tenha Óleo de argan, no INCI estará como  Argania Spinosa Kernel oil. 

Dessa forma é importante saber alguns dos nomes para ajudar na escolha de um produto. Sempre que puderem pesquisem INCI de produtos que queiram comprar, vai ajudar bastante. Veja a baixo uma tabela com os nomes dos ativos/ingredientes em português, o INCI (a forma que aparece no rótulo) e a sua respectiva função 



Composição básica de uma formulação cosmética:

- Princípios Ativos: Podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. Sendo responsável pela ação do produto. Os ativos são muito importante para definir a finalidade de um produto, existem inúmeros e a cada dia vem surgindo cada vez mais, podem ser por exemplo, para hidratar, preencher, tonificar, acalmar, rejuvenescer, vai depender da sua propriedade. Algumas vezes algumas marcas colocam na frente do produto ativos principais e ao ler a composição pode-se ver a colocação que muitas vezes não está de forma concentrada, por isso ter noção sobre eles é relevante.  

Acredito que é muito importante saber os ativos, pra mim é a parte mais precisa de um produto, vou deixar aqui em baixo duas listas de ativos de duas marcar confiáveis, confere ai:



- Adjuvantes: Possuem ação modificadora de propriedade podendo ser emolientes (ácidos graxos, ceras e silicones), umectantes, tensoativos, espessantes e entre outros. O objetivo destes é alterar a base cosmética sem necessariamente serem considerados ativos propriamente. Os adjuvantes com ação corretiva são os corantes, fragrâncias e conservantes (sequestrantes, antioxidantes e antimicrobianos) e entre outros. O objetivo destes é adicionar ações que permitam melhor aceitabilidade ao consumidor como dar cor e aroma. Os conservantes são utilizados para garantir a validade do produto estabelecido. 

*Emolientes: são substâncias capazes de formar uma película sobre a pele, evitando a evaporação de água da pele, ajudando a manter seu conteúdo hídrico (de água) hidratando a pele. 
*Umectantes: São compostos que, além de reter água, tem afinidade por ela e tem ação umectante. São substâncias higroscópicas, cuja função é reter água no creme evitando a perda da mesma. Na pele, retém água aumentando o seu teor e promovendo hidratação.
*Antioxidantescombatem o envelhecimento precoce, atuam nos radicais livres (causam envelhecimento) e ajudam a prevenir doenças.

- Veículos e excipientes: Tem por finalidade dar forma ao cosmético, solubilizar e veicular as matérias-primas e ativos. O veículo é a parte da fórmula que são incorporados os ativos, e vale a pena dizer que cada tipo de pele é melhor adequada a certo veículo. São eles, gel  (pele oleosa), creme gel (pele mista ou normal), creme (pele seca), sérum (todos os tipos de pele), aerosol, mousse etc. 

Para ficar mais claro, veja essa tabela com algumas classificações de ativos e exemplos de cada um deles. 



Definição de alguns termos dos produtos

- Não comedogênico: O nome científico do cravo é comedão, por isso está ligado a produtos que não obstruem os poros e não estimulam o aparecimento dos cravos. Ideais para peles oleosas e acneicas.  Dessa forma evite os derivados de petróleo. 

- Oil free: são produtos sem óleo em sua composição, ideal para peles acneicas e oleosas. 
Formulação cosmética
- Hipoalergênico: produto formulado para diminuir as chances de possíveis alergias. Podendo estar presente em hidratantes, esmaltes, maquiagens etc.

Autobronzeadores ou Self Tannings: São produtos que colorem quimicamente a pele, imitando a tonalidade do bronzeado, sem a ação dos raios UV.

Que ingredientes/ativos devem ser evitados na compra de um cosmético? 

- Família dos parabenos: Os parabenos são conservantes, os mais baratos, não se assuste a maioria dos produtos utilizam-no, Porém eles possuem potencial cancerígeno e alergênico. Mas depende de sua concentração no produto. INCI ( metilparabeno, proprilparabeno, etilparabeno, butilparabeno ou paraben)

- Lauril Sulfato de sódio (Sodium lauryl, laureth sulphate, laureth sulfato): é um tensoativo que produz espuma, um detergente barato, derivado do petróleo que causa irritações na pele e alergias. Ainda é muito usado em cosméticos e principalmente produtos capilares. 



- Derivados de petróleo (petrolato): Os principais são vaselina, óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum). São altamente emolientes e possuem um baixo preço no mercado. E os efeitos que causam são limitados além de possibilitarem o entupimento dos poros. Além de poderem causar espinhas e cravos. Por isso principalmente as peles oleosas e mistas devem evitar esses componentes. Geralmente são mais utilizados em produtos de cabelo. 

- Cores sintéticas:  Para ser sincera o uso de qualquer coisa sintética já não é muito bom, as cores sintéticas são utilizadas para chanar atenção do cliente, como um conjunto, a cor é importante. Porém seria mais interessante o uso de cores naturais já que a sintética tem potencial cancerígeno e alergênico, 

- Cyclopentasiloxane, dimethicone e outros nomes que terminam em -xane, -cone, -col ou -conol: são silicones. Largamente utilizados na indústria cosmética, não causam mal para a pele, mas, por não serem solúveis em água, degradam o meio ambiente segundo o site Estilo - Uol.





Parece um pouco complicado esse assunto, mas com a prática se torna fácil, além de ajudar a não errar aquele produto que desejamos levar para casa. Se for comprar um produto, digamos para celulite pesquise ativos anti celulite e quando comprar um produto já fique ligada na composição e na existência de ativos relevantes. Sempre que puder, ou tiver alguma duvida quanto ao ingrediente/ativo procure ele na lista, ou procure o INCI dele, tenho certeza que irá ajudar melhor vocês. Com o tempo podem ficar viciadas em rótulo igual eu rs. Espero que tenham gostado, um beijo <3

* Para baixar o arquivo da lista scribd - clique aqui
*Reprodução de imagens: As imagens utilizadas nesse post não são de minha autoria. São retiradas de sites apontados quando necessários e google imagens. 

Fontes de busca:
- Negócio estética - http://negocioestetica.com.br/site/composicao-cosmetica-primeiro-interpretar-para-depois-indicar/
- Cosmética em foco - http://www.cosmeticaemfoco.com.br/2013/10/leia-o-rotulo-nomenclatura-internacional.html
- Mulher.com - http://www.mulher.com.br/beleza/cosmeticos-conheca-componentes-ideais-para-cada-tipo-de-pele
- Ebah - http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgKmQAB/cosmetologia-guia-esudos-2013
- Estilo Uol - http://estilo.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2016/07/14/compreender-os-rotulos-dos-cosmeticos-e-mais-importante-do-que-voce-pensa.htm
- Editora Abril - http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/entenda-significado-principais-termos-produtos-beleza-577097.shtml
- Curas do câncer - http://www.curasdocancer.com/artigos/dez-ingredientes-cosmeticos-sinteticos-para-evitar.htm



120 comentários :

  1. boa tarde Flor!
    Olha quanta informação que eu desconhecia , agradeço por compartilhar isso conosco, e essa lista será de grande ajuda, afinal, não podemos confiar no que as propagandas dizem, afinal cada caso é um caso, cada pele é uma pele.
    Beijocas !!!

    Já conhece nosso Blog A primeira Casa
    Estamos no Facebook também Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, fico feliz que tenha sido útil para você! Sim, está certíssima.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  2. Manu que post incrível! Foi uma verdadeira aula mesmo, adorei, super completo! Essa questão da composição é mesmo muito importante, precisamos ficar de olho com aquilo que consumimos, estar por dentro do que utilizamos tem que fazer parte da nossa rotina, parabéns!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, que bom que gostou do post! Exatamente, devemos ter cuidado para escolher o produto.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  3. Nossa e nunca leio, amei o post.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Emanuelly,

    Vi retribuir a visita e também segui o blog :)

    Gostei imenso deste post, está excelente e ajuda bastante! Muitas vezes compramos produtos e não conhecemos muitos dos ingredientes que fazem parte da sua composição. A partir de agora vou ter mais atenção quando comprar :)

    Beijinhos,
    Carla
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carla, isso mesmo, devemos prestar um pouco atenção para termos mais resultados com os produtos.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  5. Que post mais completinho! Amei cada detalhe ♥
    Já sabia de várias coisas, mas sempre há coisas novas aprender:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, fico muito feliz com seu comentário.
      Que bom que pude acrescentar ao a mais rs. Um beijo.

      Excluir
  6. Não sabia de muitas destas coisas, obrigada por partilhares <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway Oriflame a decorrer no blog :)

    ResponderExcluir
  7. Essa parte de ingredientes parece bastanteee com alimentos, então achei bem familiar hahaha nunca paro pra ver o rótulo desses produtos, mas também nunca tive alergias... é importante saber o que estamos usando pra conseguir tirar da nossa vida o que achamos mais perigoso, né? Achei o post super esclarecedor, amei <3
    Beijoss!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é mesmo. Exatamente Raquel, nem sempre o produto é confiável, para sabermos isso precisamos analisar nem se for poucas coisas, mas olhar a composição identificando os ativos.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  8. Ameeei. Não sabia de nada que você falou neste post. Sou bem leiga em cosméticos para ser sincera. Agora sempre que eu comprar um cosmético eu vou ver o rótulo, rs. Muito útil e bem didático também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, ficou muito feliz por poder te ajudar, agora já está fera não é? rs
      Um beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  9. Ameiiii o post. Eu não conhecia quase nada sobre esse assunto. Eu só olhava o básico nos rótulos, tipo se é liberado para No/Low Poo. Já vou seguir seu blog. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, e pude te ajudar. Mas isso já é um começo Tami, tenho certeza que sabe um pouco para já te ajudar.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  10. Oi tudo bom? Nossa seus posts são sempre um espetáculo à parte. Muita informação e super bem explicado. Algumas informações eu já tinha conhecimento, porém eu adoro relembrar informações que são tão importantes, porque no dia-a-dia, acabamos esquecendo de verificar isso. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Paula muito obrigada pelo carinho. Exatamente, não dá para gravar tudo isso na cabeça não rs. Um beijo.

      Excluir
  11. Esse foi o melhor post da vida, confesso que eu leio apenas os rótulos de shampoo, pois não posso usar com sulfato de sódio, isso acabou com minha definitiva, mas agora eu aprendi e depois do seu post maravilhoso vou ficar mais atenta. Já salvei nos favoritos para consultar o post quando precisar.

    Obrigada pelas dicas valiosas!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Thay, sério? Mas que bom que consegue identificar, isso já é ótimo! De um jeito ou de outro você consegue entender. Fico muito feliz que tenha gostado, um beijo.

      Excluir
  12. olá boa noite tudo bem? nossa quantas informações úteis, eu não fazia idéia de nenhuma delas e sempre que vou comprar algo e olho os rótulos é como se estivesse vendo tudo em aramaico,pois não entendia nada,muito obrigada pelas informações,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Faty, tudo sim e você? Exatamente, eu também ficava assim, até hoje na verdade pois cada hora surge algo novo ai complica rs.
      Eu que agradeço pela sua visita. Um beijo.

      Excluir
  13. Sempre que vou comprar qualquer coisa fico horas lendo o rotulo e no final nao entendo muita coisa, o mesmo acontece comigo na hora de comprar roupa e tecidos, fica cheio de desenhos e na maioria das veces eu nao sei o que significam, achei o seu post super util pras mulheres principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é, eu também fico assim, mesmo sem entender muito insisto em ler por alguns "minutos" longos. Que bom que gostou, fico muito feliz. Um beijo.

      Excluir
  14. Eu sou das que olha sempre o rótulo. Mesmo sem perceber grande coisa lá vou eu espreitar. Agora fiquei um pouco mais informada. Adoraria tirar o curso de estética mas aqui são carissímos.
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que importa Paula, você tenta! E agora vai conseguir.
      Eu entendo, mas quem sabe um dia.
      Um beijo

      Excluir
  15. Muito boa postagem, Eu sempre quis saber das composições de produtos ótimas explicações... Beijos♥
    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Amanda, fico muito feliz com isso <3
      Volte sempre <3

      Excluir
  16. Este post está óptimo e é bastante útil saber o que vem nos rótulos, assim conseguimos fazer compras mais consistentes.

    All We Need Is... | Passatempo Botilândia

    ResponderExcluir
  17. uauu tão útil este post, até o vou guardar. Vou estar mais atenta aos rótulos sem duvida!
    Segui o blog.

    FACEBOOK

    A RUIVA

    INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pouco que gostou, fico muito feliz!!!
      Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  18. Gostei bastante do post e achei bem interessante a sua proposta de nos ajudar, com todas essas informações. Confesso que raramente observo o rotulo, sempre olho mesmo a parte da frente do produtos onde encontro as informações mais visíveis.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou fico muito feliz! É, mas está certo ler os ativos da parte da frente já é um grande começo!
      Um beijo

      Excluir
  19. Amei o post! Utilidade pública. Sempre leio os rótulos dos cosméticos que uso, mas nem sempre entendo o que eles significam. Leio só por curiosidade mesmo haha. Sempre é bom saber o que estamos usando e os compostos que deveriam ser evitados. Gostei do post e vou guardá-lo pra sempre dar uma olhadinha quando comprar um produto novo.
    Beijos!

    http://www.tarsilamartins.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom ler isso Tarsila, fico muito contente! <3
      Exatamente, esse é o X da questão, saber o que estamos usando para também identificar o que evitar, um beijo.

      Excluir
  20. Adorei o post, nunca tinha parado pra prestar atenção nessas coisas. Mas era de uma grande curiosidade, e o post me ajudou muito e com certeza agora vou prestar muita atenção nos rótulos ! ADOREI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz em poder ajudar! Um beijo.

      Excluir
  21. WOW! Post maravilhoso com uma suuuper utilidade pública, vou até salvar pra sempre ficar de olho, não dá pra lembrar de tudo de uma vez só né? hahahah Eu já tentava desvendar os rótulos e algumas coisas até entendo mas to vendo que tem muito mais pra levar em consideração! Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ray, fico muto feliz! Não, não dá para lembrar rs,
      um beijo

      Excluir
  22. Muito bom seu texto! Não sou de ficar reparando os rótulos dos produtos, mas já dá pra começar a ficar de olho e tentar reparar mais nesses detalhes!!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  23. Manu, que post útil! Não sabia a maioria das coisas que você contou e, embora eu seja uma pessoa muito alérgica, nunca dei muita bola pra essas informações. Com certeza passarei a prestar mais atenção! Parabéns pelo post, arrasou! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, que bom que pude contribuir para algo, fico feliz!
      Um beijão

      Excluir
  24. Ualll que postagem mega importante, eu já baixei o arquivo e vou ler com calma.
    Sou muito leiga pra esses ingredientes mas vou ler tudo certinho e com calma pra entender mais.
    Já salvei seu link pra voltar mais vezes aqui e tirar minhas dúvidas sobre o assunto.
    Parabéns pelo excelente post!
    Beijinhuss

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que bom que pude ajudar você Juh.
      Fico feliz, volte sempre que quiser.

      Excluir
  25. Nossa!! eu ate favoritei pra ler de novo depois, muita coisinha boba que simplismente deixamos de ler, até por não saber mesmo, muito bom seu post, vai ajudar muito a todos. amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annnw Re, que bom, fico muito feliz que tenha agradado você.
      Um beijão

      Excluir
  26. Não deveriam ser esses nomes complicados, alguns dão até pra identificar, mas a grande maioria não.

    Gostei do post!

    Um beijo,
    Blog Falando De Moda|FanPage|Instagram|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também acho. Mas parece que tem uma previsão para colocar em português, tomara rs.
      Um beijo e volte sempre.

      Excluir
  27. Simplesmente perfeito o seu post, sem palavras, pois todo mundo compartilha sobre os efeitos dos produtos, mas poucas se atentam para mencionar os riscos que muitos deles oferecem a saúde, eu sempre leio bastante a composição de tudo que eu uso e que vou usar na minha filha, para que futuramente não venhamos a ter nenhum tipo de problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou, exatamente, você está fazendo super certo, não precisa entender tudo mas ler pelo menos o básico. Um grande beijo.

      Excluir
  28. Nossa, que post esclarecedor. Na verdade eu nunca tinha me atentado a tudo isso. Na verdade eu sou leiga nesses assuntos, mas adorei o post. Eles deveriam colocar de maneira mais clara q objetiva ne?
    Mas obrigada por todas as informações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, geralmente nós só queremos ver o resultado que é o mais importante de fato rs. Sim poderiam, pode ser que mude, vamos torcer.
      Eu que agradeço pela visita. Um beijo.

      Excluir
  29. Caraca seu post é excelente. Além disso me ensinou coisas que eu não sabia e nem tinha muita vontade pois eu não entendia. Seu post está tão esclarecedor que agora vou olhar com outros olhos os produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Alana? Fico imensamente feliz! Me conta depois como vai ser essa experiência eim! Um grande beijo e sucesso.

      Excluir
  30. Que post maravilhoso! Sempre me irritei muito por não entender o que diziam os rótulos, odeio produtos para cabelo com silicone mas como o nome é diferente descobri que comprei varios com silicone sem saber. Já salvei seu post aqui para sempre consultar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, realmente é muito chato tentar entender árabe rs.
      Fico feliz que pude agradar você, um beijo.

      Excluir
  31. Confesso que desconhecia muitas destas informações. Agradeço por este post super completo e importante. Já li e vou voltar a ler mais vezes para perceber bem e não me enganar na hora de comprar produtos.

    Adorei o post, muito pertinente!

    Beijinhos <3

    http://un-faux.pas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sara, já deve conseguir identificar algumas coisas. Que bom, fico feliz, um grande beijo.

      Excluir
  32. Olha só quanta informação que eu não fazia a mínima ideia, achei muito legal você compartilhar isso!! É bom saber disso para podermos conhecer melhor nosso organismo e o que faz mal para ele.

    ResponderExcluir
  33. Ooi Manu, adorei a dica, não sabia da importância do rotulo, nem que existia a sequencia para saber o quanto é concentrado !
    adorei as dicas e seu blog é lindo, obrigada pela visita e uma ótima sexta- feira
    beeijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Le, é porque essas informações não são muito divulgadas pelo fato de "boicotar" algumas empresas e produtores que não prometem com os rótulos.
      Um beijo e boa sexta.

      Excluir
  34. Oi Manu, vim retribuir a visita, e de cara já falo que gostei bastante do seu blog. Menina que post incrível, realmente considero como uma aula viu, arrasou totalmente! Olha que uso bastante com cosméticos, vou ter que prestar mais atenção nos rótulos.
    Um super beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, que amor <3
      Fico muito feliz que pude te ajudar, um beijão

      Excluir
  35. Nossa, muito interessante saber dessas informações, obrigada por compartilhar :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por visitar meu blog e comentar.
      Fico muito feliz, um beijo.

      Excluir
  36. Nooossa, quanta informação desconhecida. Adoro ler os rotulos dos produtos mais confesso que alguns nao entendia bulhufas. Obrigada pela aula! Vou marcar esse post como favorito, assim qndo nao souber algo confiro aqui


    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é um grande começo você gostar de ler rs, eu que agradeço por visitar meu blog e comentar!! Fico feliz que pude ajudar, um beijo.

      Excluir
  37. Com certeza o post mais enriquecedor do dia! Eu sou dessas que não para pra ler as embalagens, mas consegui entender a necessidade de fazer isso, até para evitar certos compostos desnecessários (ainda mais em excesso), que só fazem mal à nossa pele! Obrigada por compartilhar seu conhecimento, espero sempre lembrar disso na hora de comprar os próximos produtos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annnw que amor Jessica, fico muito feliz!
      Isso mesmo, devemos tentar identificar coisa desnecessárias e que prejudicam a saúde.
      Eu que agradeço por visitar meu blog e comentar.
      Um beijo

      Excluir
  38. Uau! Tanta coisa que eu não fazia a mínima ideia da existência. Nunca parei para reparar nos rótulos dos produtos, me vi me repreendendo por não ter dado atenção à isso. Adorei o post, extremamente ùtil <3
    Beijão!

    http://tempestarei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, com o tempo nós acabamos nos acostumando com essa ideia rs.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  39. Que post incrivel! Confesso que nunca parei pra ficar lendo os rótulos de cosméticos, deve ser porque nao sou alérgica a nada... Mas achei esse post incrível, descobri várias coisas! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, esse post foi bem trabalhoso de escrever, por isso fico feliz que pude agradar rs.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  40. Mds! Adorei o post. A gente vive comprando esses produtos e nem vemos o que tem neles. Só pelo seu texto já percebi várias coisas que prejudicaram a minha pele, sendo uma pequena alergia ou aumentando a oleosidade. Vou ficar atenta a esses detalhes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a maioria das pessoas fazem isso. Não confio nem em pessoas quanto mais em rótulos rs. Pois é, pesquise algumas coisas que podem te prejudicar e fique atenta.
      Um beijão

      Excluir
  41. Nunca procurei entender os rótulos do produto e sem duvidas esse post é de utilidade pública pois assim como me ajudou ira ajudar outras pessoas a entenderem melhor sobre o assunto. E em relação às letras pequena, poderiam fazer maiores né? Hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, fico muito contante que seja útil. Poderiam sim, isso acaba com todo mundo ahahaha
      Um beijão

      Excluir
  42. Hahaha é sempre bom ler né, mas na correria do dia a dia as pessoas não fazem isso ( estou inclusa nisso ) Adorei o post pois entendi melhor o que cada coisa é haha salvei diversos print loucamente pq sou dessas. AMEI parabéns pelo post e pelos minimos detalhes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as vezes realmente não dá tempo. Mas quando chegar em casa rola né rs.
      Ah fico muito feliz que pude ajudar.
      Um beijo

      Excluir
  43. Eu realmente não fazia ideia do quanto as descrições nos rótulos são importantes, e nem fazia ideia dos seus significados.
    Esse post é maravilhoso, parabéns por dividir conosco seu conhecimento!
    Muito sucesso!
    Abraço, Maicon.

    www.maiconac.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maicon, realmente é complicado! Mas com a prática fica melhor.
      Fico feliz, muito mesmo.
      Um beijo.

      Excluir
  44. Eu nunca tinha parado pra prestar atenção nesses detalhes de embalagens. Muito útil o seu post =)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  45. Que post sensacional! E tão informativo <3 Eu sou dessas que não lê os rótulos de nada, principalmente de remédio. E é importante saber o quanto essa atitude é errada e prejudicial. Acredito que a maioria das pessoas não costumam fazer esse tipo de leitura, pois muitas das palavras são difíceis e acabamos não sabendo seus significados.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente, nem é culpa de ninguém não, pois a linguagem é realmente complicada!
      Um beijo espero ter ajudado.

      Excluir
  46. Amei o post! Sempre comprei no "deve ser bom", até que aprendi um pouco sobre alguns ingredientes e componentes, é bem difícil porque ninguém sai explicando pra gente né?! Pior ainda nos dias atuais onde o que vale é vender, e não necessariamente saber pra que aquilo serve.
    Explicou super bem, ajudou e muuuuuuuuito! Arrasou *-*

    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Post super completo, chega dá gosto de ler! Parabéns!!!

    Arrasou!

    Beijos e bom fim de semana!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico muito feliz pelo carinho!
      Beijo e volte sempre que quiser <3

      Excluir
  48. To amando seu blog, amei entender um pouco mais sobre os rótulos, não imaginei que passava por isso tudo, foi ótimo saber!!

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Taís, fico muito feliz em ler isso!
      Um beijo e sucesso

      Excluir
  49. MUITO bom o post, Emanuelly!
    Diferente de todos os conteúdos que estou acostumada a ler pelos blogs. Nunca prestei atenção ao rótulo por, realmente, não entender a descrição dos produtos. Mas vou começar a ficar de olho e tentar decifrar!

    ADOREI!
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar Fêh, faz e me conta como se sente rs
      Um beijo

      Excluir
  50. Que ótimas informações eu sempre ficava mesmo perdida em tentar entender os rótulos!
    Obrigada por compartilhar conosco essas informações!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo carinho e pelo comentário.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  51. Parabéns pelo excelente post e por compartilhar com a gente Emanuelly! Dessa maneira fica mais fácil de comprar e verificar a qualidade e o que seja ideal para nós.
    Um super beijo e adorei seu blog!! :)

    questoesfemininas.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico feliz com o carinho!
      Sim, fica mesmo, volte sempre <3

      Excluir
  52. Eu adoro ler rótulos, mas confesso que não sabia de muita coisa que aprendi agora!

    Beijinhos
    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é um ótimo começo, com o tempo você vai está fera rs.
      Um beijo

      Excluir
  53. Muito legal.. eu sempre leio.. leio tudo mesmo, mas não entendo 5%
    agora com esse post a coisa ficou de outra forma haha
    Um mega beijo <3
    www.reflexobrilhante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pelo menos você tenta, e isso já está bom rs.
      Um beijo, que bom que pude ajudar

      Excluir
  54. Adorei o post! É muito informativo :)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  55. Oi Emanuelly parabéns pelo post adorei as dicas obrigada pela visita volte sempre borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  56. Legal esse post, tem muita gente que compra produtos e nem lê o rótulo!
    Beijinhos.
    http://entregarotas.com/

    ResponderExcluir
  57. Oi Linda, parabéns pelo post! Adorei!!
    Vamos fazer diferença nesse mundo de blogs... Por mais conteúdos com ênfase em estudos!!

    Um Beijo, Dani
    www.danibuenoblog.com.br

    ResponderExcluir
  58. Simplesmente AMEI esse post, foi de uma super utilidade e agora vou ficar de olho em tudo que eu comprar.
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

    ResponderExcluir
  59. Que post interessante!!
    Não sabia que era assim não

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog, continue acompanhando-o para ficar ligado(a) nas novidades!
- Não faça comentários ofensivos e fora de contexto.
- Deixe seu blog para que eu possa visitar.

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo