26 de outubro de 2016

SAÚDE MENTAL X PELE

Saúde mental x pele

Olá gente, tudo bom? Ainda seguindo aquele pensamento do post passado sobre a importância de cuidar do nosso interior venho trazer informações sobre a influência da saúde mental sobre a nossa pele. A primeira coisa que vem na mente em relação a problemas ou doenças na pele são os fatores genéticos, má alimentação, distúrbios de idade, envelhecimento... Mas muita gente esquece que a mente tem um grande papel nisso tudo!


Hoje em dia com o aumento de preocupações, ansiedade, medo, angústia, solidão e estresse os reflexos disso tudo podem ocasionar problemas cutâneos.  Nossa pele é a maior barreira do corpo contra a ação de invasores, aqueles que nos fazem mal. Quando nos estressamos, por exemplo, é liberada uma quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, e ai nossa barreira natural enfraquece dando lugar a distúrbios e doenças.

A pele é o maior órgão do corpo, ela reflete todas as reações e emoções do nosso organismo. Pense comigo, se quando sentimos vergonha nossa pele reage ficando vermelha. Quando com frio ela se arrepia e quando calor libera o suor... Então é claro que reflete a nossa alma!



"No nosso organismo existem substâncias chamadas de neuropeptídeos, que fazem a comunicação entre o sistema nervoso central e a pele. Os neuropeptídeos fazem com que qualquer dissabor ou alteração emocional possa ter repercussão na pele através de impulsos nervosos", explica o médico dermatologista Valcinir Bedin para o site Idmed.

Conheça algumas doenças cutâneas com influência mental:  

Cérebro x pele


Vitiligo: é caracterizada por manchas brancas, em todo corpo, de tamanhos variados que não apresentam nenhum tipo de dor. É chamada de doença auto imune, quando o próprio organismo ataca o corpo. Pessoas com vitiligo relatam que as primeiras manchas surgiram após algum episódio traumático, com trtamento há melhora no quadro, mas não cura.

Psoríase: provoca o aparecimento de lesões avermelhadas coberta por escamas brancas, geralmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e unhas. Na psoríase as células T (células de defesa) do corpo atacam as células saudáveis. Desencadeada muitas vezes por stress.

Rosácea: é uma inflamação crônica da pele, um desequilíbrio do sistema vascular, que apresenta eritema (vermelhidão) no centro da face e outras partes do rosto. Além de serem acompanhadas por nódulos, espinhas, cravos brancos e vasinhos. Que pode ser desencadeada por stress.

Cérebro x pele

Acne: É uma doença inflamatória das glândulas sebáceas (que produzem sebo), produzindo óleo e podem fechar os poros. Podem estar ligadas as emoções, pois quando ocorre o estresse aumenta o número de cortisol e consequentemente a glândula sebácea trabalha mais produzindo mais sebo. E outra, a acne está ligada ao fato de não aceitação e do medo de se expressar.

Alopecia areata: produz queda de cabelo súbita, deixando algumas áreas do cabelo com falhas. Pode ser desencadeada por estresse ou por algum trauma vivido, fazendo com que ocorra a produção de anticorpos contra o folículo piloso.

Existem ainda situações que se manifestam na pele de forma mais comum, como alergias e coceiras que estão ligadas a ansiedade, muitas das vezes grave. 

Saúde mental sobre a pele
ATENÇÃO: As doenças apresentadas acima não são necessariamente desencadeadas só por fatores emocionais, elas podem ter influência sim! Porém cada caso é um caso, que pode ocorrer por outros fatores como má alimentação, genética etc. Nesse post foquei em apresentá-las a vocês, o tratamento depende de cada uma, e a forma em que elas se apresentam em cada pessoa. A maioria utiliza-se remédios específicos juntamente com tratamentos estéticos (limpeza de pele, peelings, luz pulsada, protetor solares, drenagem facial etc). E claro, tudo isso é um conjunto, precisa-se tratar também O EMOCIONAL para assim conseguir melhoras significativas, isso é muito importante e muitas vezes é deixado de lado. Muitas vezes as pessoas que possuem esses problemas deixam de sentir-se bonitas, se escodem e vivem uma vida complicada. Porém sempre há esperança, pessoas assim precisam de cuidados, para se sentirem bem com sigo mesmo!

E por último, cuide de você! O post foi focado em pele, mas os nossos sentimentos refletem em todo organismo, podem causar grandes estragos. Nosso interior merece atenção. Nossos sentimentos e emoções definem o que somos. Espero que tenham gostado do post, e que eu de alguma forma possa ter acrescentado algo para vocês! Me contem ai nos coments o que acharam. Um beijo e siga o blog clicando aqui <3

Referência de busca:
Idmed: http://idmed.com.br/viva-melhor/dicas-basicas/entenda-como-o-estado-emocional-interfere-na-saude-da-sua-pele.html
Meu cérebro: http://meucerebro.com/mente-sente-o-corpo-fala-efeitos-da-mente-sobre-o-corpo/
Clinica Denise Steiner: http://www.denisesteiner.com.br/derma_geral/emocoes_pele.htm
Claudia Abril: http://claudia.abril.com.br/saude/como-tratar-6-doencas-de-pele-de-fundo-emocional/

*Reprodução de imagens: As imagens utilizadas nesse post não são de minha autoria. São retiradas de sites apontados quando necessários e google imagens. 



99 comentários :

  1. I like your blog, its really dope.
    Do you want to follow each other?
    If you want, than follow me, and let me know in comments, so I can follow you back with pleasure.
    We can follow each other on Instagram @andjela.dujovic, let me know in the comments so I can follow you back.

    www.bekleveer.com
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glad you liked it! Come back whenever you want and be welcome. Kisses.

      Excluir
  2. Eu infelizmente tenho acne e noto que quando ando mais stressada fico pior! Beijinhos e continuação de sucesso.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? É uma situação realmente complicada Inês.
      Muito obrigada e muito sucesso também <3

      Excluir
  3. Eu tenho estresse crônico há uns 10 anos e sei como isso afeta a pele. Quando fico melhorzinha a pele fica uma beleza. Agora se eu estiver no pico do estresse, eu fico com acne e a chatíssima descamação no couro cabeludo. É uma situação bem chata. Eu achei legal você trazer o assunto no blog. Parabéns.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério Paula? Que complicado. Imagino como deve ser difícil. E não é simples pois não temos muito poder sobre o que pensamos ou sentimos. Precisamos de ajuda para melhorar não é? Um beijo.

      Excluir
  4. Eu sempre me preocupei bastante com questões de pelo. Minha avó teve câncer, e quando eu era pequena tinha bastante pano. Com o tempo não apareceu mais, mas meu irmão tem a psoríase, é um horror, mas é genética no caso dele, sóo viemos conhecer depois q ele teve, falta muita informação. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ju, que barra eim! Mas olha, é assim mesmo, esse tipo de informação não é comum, você sabe que mesmo hoje em dia, as pessoas ainda preferem acreditar no que podem ver! As vezes tratam essas doenças e distúrbios como frescura. Lamentável :(
      Muito obrigada, volte sempre.

      Excluir
  5. Tenho muita acne e não sabia que a acne pode estar ligada a emoções. Eu gosto de ler sobre esse tipo de assunto porque a gente aprende muita coisa diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem passava na minha cabeça antes do curso. Mas quando paramos para pensar, faz sentido rs. Que bom que gostou, fico muito feliz! Um beijo

      Excluir
  6. que post bacana. Parabéns!
    eu tenho crises de estresse e ansiedade. Até mesmo insônia as vezes, e sei o quanto isso afeta.
    Não apenas na pele, mas com isso, eu engordo bastante. Seu post é bem informativo. Isso tbm é uma mensagem para quem não liga muito, mas eu sou prova de que pode afetar e muito!

    sucesso flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que bom que gostou May! Fico feliz.
      Nossa, que tenso.
      Melhoras e volte sempre <3

      Excluir
  7. Houve uma época em que eu estava num relacionamento que estava acabando com a minha saúde mental, e isso transparência na minha pele sem eu ao menos perceber. Eu só fui sentir a diferença quando eu me separei. Hoje eu me encontro num relacionamento saudável, sem estresse e as espinhas diminuiriam significativamente, o cabelo também parou de cair. É incrível como o corpo está todo interligado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Nossa, que sério isso Gleice, o pior é que não temos muita noção até percebermos o que é, ter consciência disso não é fácil! Que bom que melhorou.
      Um beijo.

      Excluir
  8. Adorei o post.
    A gente se preocupa tanto com a nossa aparência, com o nosso exterior, mas nos esquecemos que a saúde mental também conta. E muito!
    É realmente um assunto muito interessante e que deve ser levado a sério.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que essas doenças poderiam se desencadear também por questões de fatores emocionais.
    Muito informativo e interessante o seu texto. Ganhou uma seguidora.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nós temos uma mania de achar que tudo provém de algo físico, genética, costumes mas não do nosso emocional! Por isso muitas pessoas sofrem e não acham respostas.
      Volte sempre <3

      Excluir
  10. Fiquei agoniada com a imagem do Psoríase. Mas realmente, tudo isso e verdade. Uma amiga minha já teve queda de cabelo por causa do estresse. Quando fico nervosa sai muitas manchas vermelhas na região do colo e pescoço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco pesado, mas precisamos tomar consciência dessas doenças!
      Pois é, tem muita coisa que reflete em nossa pele.
      Volte sempre <3

      Excluir
  11. Muito interessante seu post, agora entendo porque minhas espinhas aumenta quando estou nervosa ou ansiosa. Adorei o post, parabéns 👏🏼👏🏼😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nai, sério??
      Volte sempre que quiser amore <3

      Excluir
  12. Meu Deus, que post!!!! Eu nunca imaginei que a alma poderia estar ligada a pele, sério! As acnes eu já tinha uma noção porque sempre que fico muito estressada, muita espinha aparece me fazendo acalmar porque odeio quando as espinhas aparecem! Mas, até favoritei esse post aqui para compartilhar no meu blog depois, com certeza muita gente deve estar desinformada, assim como eu estava!

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lolla, que bom que gostou! Pois é, ouvi tantos relatos sobre período de estresse x acne que não tinha noção disso até então! É algo, que muitas vezes não temos controle, tipo "passa estresse", não é simples assim.
      Um beijo e obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  13. Menina, quanto ao estresse... meu cabelo caiu. Ta horrível. Ressecado e nada da certo nele e To dando muita espinha tbm. É fato que o estado emocional influência em todo o.organismo. Post bem explicativo. Gostei muito 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Aninha? Te aconselho a ir em um médico especialista, para tomar alguma medicação que ajude. Pois isso é sério.
      Que bom que gostou, fico feliz.

      Excluir
  14. Menina, que post maravilhoso. Teve uma vez que eu estava passando por transtornos emocionais e saiu no meu corpo muitas bolhas d'água e foi só tratando minha ansiedade para elas sumirem. Este post é super informativo. Parabéns por abordar este tema no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Que tenso isso, que bom que superou.
      Obrigada pelo carinho, um beijo.

      Excluir
  15. Gostei muito do seu post por trazer fundamento cientifico e citar fontes confiaveis. Eu também sempre acreditei que a saúde começa mentalmente e então fisicamente. Eu sofro muito com stress, que já tive caso de psoarise por conta disso, tratei e hoje evito ao maximo o stress para não sofrer novamente. Todo cuidado com a mente e o corpo é pouco. Adorei sua postagem!

    Beleza Nerd

    Fã Page | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, fico muuuuito feliz com isso! Gleicy.
      Exatamente, depois de passar por algo como isso você acaba cuidando melhor por saber como é algo ruim.
      Um beijo e volte sempre.

      Excluir
  16. Nossa, que interessante seu post. Como maquiadora, estudei sobre doenças de pele e como lidar com elas na maquiagem, mas nunca parei pra pensar que podem ser problemas emocionais que as desencadeam. Meu caso é com acne, mesmo cuidado certinho da minha pele, ainda lido com elas. E, veja bem, eu engulo muito sapo na vida. Coincidência? hahahaha
    Muito legal seu post, sério, adorei.

    Beijo!
    www.patriciasachs.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati tudo bom? Que legal você ser maquiadora, e claro consciente.
      Pois é né, sempre tem algo nisso que não é mera coincidência rs.
      Se cuida eim, um beijo.

      Excluir
  17. Nossa eu não sabia nada disso, eu vivo me estressando ainda mais com o enem e o vestibular chegando, vou começar a me cuidar mais e dedicar um tempo só para mim, talvez assim eu me estresse menos. Parabéns e sucesso sempre. Beeijos
    http://lifeand-styleblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Gabi, imagino como dever ser. Um estresse fora do normal que não dá para controlar né? Isso mesmo, faça isso.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  18. Super verdade. Normalmente as pessoas não acreditam que o seu mental e emocional podem afetar seriamente o físico. Se estressam por qualquer besteira e acabam tendo consequências desagradáveis. Muito legal você citar sobre essas consequências na pele. Gostei muito, parabéns.
    Www.missmundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia as pessoas se preocupam com o externo, focam tanto nisso que nem conseguem imaginar as influências do lado mental.
      Que bom que gostou, fico bem feliz <3

      Excluir
  19. É incrível como nosso humor e nossos sentimentos refletem na nossa saúde, viver leve é a melhor coisa. Amei seu post! ❤

    Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo conteúdo!!! Não sabia que a acne teria haver com sentimentos inexpressivos. Interessante! Sempre que passo por um período de estresse muito grande, o meu rosto salta com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada Jé.
      Muito né? Acontece sempre, precisamos dar um pouco mais de atenção.

      Excluir
  21. Que postagem esclarecedora, nosso corpo é um 'universo' tão fascinante e está tudo interligando. qualquer coisinha pode desencadear algo maior
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Tay, você disse tudo agora!
      Um beijo e volte sempre.

      Excluir
  22. oi tudo bem?
    quanta informação bacana.
    a saúde mental é primordial pra vida beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay, que bom que gostou.
      Saúde mental realmente é muito importante <3

      Excluir
  23. Os problemas emocionais não são fáceis de resolver..


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Isa, geralmente são mais difíceis se comparado com algumas doenças físicas. Nossa mente é tão complexa como qualquer outro órgão do corpo.
      Obrigada pela visita, e volte sempre.

      Excluir
  24. Tanto humanos como animais tem doenças de pele por motivos psicológicos. Eu tenho um cachorro que tem uma sarna emocional, quando ele ta estressado e que a gente não tem muito tempo pra adar atenção pra ele, começa a perder o pelo.

    www.cupidobrega.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo Aline. Nossa sério? Que dó. Mas se eu te falar que meu cachorro tem Síndrome do Panico, acredita? Se ele ver algo que não gosta, começa a tremer e querer dar convulsões. E olha que são animais!!! Imagina nós humanos que nos estressamos muito mais!
      obrigada pela visita.

      Excluir
  25. Que post tão interessante. Faz todo o sentido e influencia da mente na nossa saúde!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma amiga que, em algumas situações (nervoso, ansiedade...) ela começa a se coçar muito. Não sabia que era algo desse tipo, interessante as informações.

    blog | facebook | instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por mais complexo que pareça, acontece! E imagino como deve ser uma sensação ruim!!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  27. Não fazia ideia que todas estas doenças estavam ligadas ao lado emocional, à excepção da alopecia que já conhecia. Adorei o blog e este post, muito elucidativo, obrigado pela partilha :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carla, e isso foram só alguns exemplos, mas existem muito maissss!
      Que bom que gostou, fico muito feliz com isso!
      Um beijo.

      Excluir
  28. Falou tudo minha querida, eu tenho dermatite seborreica devido uns problemas que passei e olha... você sabe mais do que eu que não é brincadeira, é coisa séria e tudo reflete na pele mesmo, nosso estado emocional contribui bastante para o surgimento de problemas diversos e a pele é uma das mais afetadas.

    Adorei o post, meus parabéns!!

    Beijocas, bezinha! 😍 do ♡ Casal Be&Be 💑

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, todo mundo devia ter esse pensamento!! Que bom que melhorou.
      Que bom que gostou, fico muito feliz!

      Excluir
  29. Sofri muitos anos pela ansiedade! Tomava remédios fortes e era muito nova! Tudo que voce falou é verdade. Sentia as consequências literalmente na pele, cabelo, estômago! Hoje graças a Deus sou muito melhor!
    Gostei mesmo da publicação! Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que tenso! Reflete em tudo mesmo, não é fácil.
      Mas você melhorou? Fiquei preocupada.
      Um beijo e sucesso.

      Excluir
  30. Realmente, está tudo conectado, né: físico e psicológico. E as doenças que aparecem por problemas psicológicos são a maior prova disso...
    Contrariemos os Desencontros

    ResponderExcluir
  31. Eu sinto literalmente na pele quando fico mais stressada ou nervosa, as vezes me dá alergia, teve um tempo que eu ficava roxa, mas em geral é acne mesmo. E o engraçado é que quando passa a turbulência a pele volta ao normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, realmente é assim que acontece.
      Cuide-se em menina <3

      Excluir
  32. Nossa gostei de saber mais um pouco sobre esses tipos de pele, sempre vejo bastante esses assuntos no programa de Tv e acho super interessante, pois sempre fica um especialista tirando todas as duvidas, amei o post
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muuuito feliz com isso <3
      Sucesso e beijos.

      Excluir
  33. Amei o post! Não imaginava que acne também poderia aparecer por problemas emocionais. Já a coceira isso eu tenho, quando trabalha no escritório e não conseguia cumprir meus prazos, ia chegando o final do dia meus braços ficavam cheio de bolinhas vermelhas e coçava tanto que chega a queimar de dor e era tudo por estresse. Depois que sai de lá nunca mais senti isso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, geralmente atribuímos a valores físicos etc.
      Nossa Dri, que tenso eim! Mas você melhorou? fez algum tratamento?
      Um beijo.

      Excluir
  34. Achei seu post muito interessante, eu sabia que no nosso corpo tudo é interligado, mais realmente serviu para esclarecer muitas duvidas que eu tinha. Seu post ficou ótimo.

    Beijos
    www.joyceneves.com

    ResponderExcluir
  35. Os fatores emocionais podem desencadear varias doenças inclusive o cancer ,seu post foi bastante informativo e muito interessante , gostei muito de ler.. foi bom para ficar mais atenta a minha saúde.

    ResponderExcluir
  36. Adorei o post! Descobri várias coisas das quais eu não fazia ideia! Eu, durante o horário de aula tenho MUITA coceira, fico tão estressada. É bom saber algumas dessas causas! Seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  37. Olá! Acredito que o seu post traz informações muito importantes e que ajudará muitas pessoas que não sabiam ou não tiveram contato com esse tipo de informação, assim como eu. É importante alertar a todos que tudo que sentimos, seja sentimentos bons ou ruins, afetam de forma direta o nosso corpo, e é por isso que sempre devemos pensar e sentir só energias boas. Eu, por exemplo, tive um problema na pele durante mais de um ano, e depois de passar por vários dermatologistas que não sabiam o que eu tinha, um deles descobriu que era uma reação do meu corpo a estresse e mau humor. Agora toda vez que estou estressada, penso logo na mancha enorme e vermelha que havia no meu rosto, hahaha.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Nossa, gostei bastante desse post. Eu não sabia que a nossa mente tinha essa influência em nossa pele. Agora eu entendi pq fiquei com umas espinhas estranhas quando estava muitooo estressada. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  39. Sendo muito honesta, o máximo que eu faço e tomar água e comer frutas :/ Queria mais tempo e condições de cuidar melhor da pele! ótimo post!

    ResponderExcluir
  40. Que post maravilhoso <3
    Tenho amigos que realmente tiveram alguns problemas com stress e desencadeou com problemas no corpo.
    O que muitas vezes acaba afetando até mesmo o lado da auto estima.
    Parabéns pelo ótimo post e sucesso!
    Beijinhuss

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  41. Que post incrível!! Sabia do vitiligo mas não sabia o porquê. Achei super interessante e é sempre bom cuidarmos do nosso corpo, não é? Parabéns pelo blog, tô seguindo e tenho certeza que vou amar tudo que postar. Beijo

    www.blogdiversamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Que bom que gostou,
    volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  43. Nossa adorei o post , realmente é verdade , eu tenho alopecia areata e quando estou muito estressada alguns pontos do couro cabeludo ficam sem cabelos (Graças a Deus é bem escondido e ninguem nota )
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  44. Gentee, não sabia que muitas dessas "doenças" eram causadas por causa da mente!
    Adorei o post
    https://reflexobrilhante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Eu sabia que a saúde mental podia ser prejudicial, mas nunca pensei que fosse assim. Obrigada pelo alerta querida :) Adorei o blog!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //

    ResponderExcluir
  46. Na realidade, nunca tive muitos problemas na pele, mas é verdade que ela não fica muito "alegrinha" em época de estresse. Principalmente, em épocas de provas e afins :(
    Mas estou trabalhando para manter a mente saudável, e seu post me deu gás ainda maior para continuar <3

    ResponderExcluir
  47. Gosto muito de postagens como esta, nos temos que cuidar da mente tambem alem da alimentação equilibrada, em muitos caso de acne o stress contribui muito

    Obrigada pela visita!
    beijos
    winxmake.com

    ResponderExcluir
  48. Quando comecei a ler o post já sabia que ia me encaixar na parte da acne hahaha sofro muito com isso e sei que grande parte é por causa do psicológico... Adorei o post e sofri só de olhar as fotos xP
    Beijo!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Preciso me acalmar! Talvez minhas acnes sejam por estresse.
    Esse post me ajudou muito.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  50. Olá Manu! Excelente artigo, parabéns. Super bem escrito e abordou um tema bem real e importante. Devemos antes de tudo nos preocupar de manter nossa saúde de dentro para fora, se não, não existe produto ou tratamento que vá melhorar.
    Beijos linda, arrasou :*

    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  51. Olá, Emanuelly.
    Ótima postagem. Tem gente que não acredito nisso, mas eu super concordo. Tem muita coisa na vidada da gente que depende do nosso emocional. Nossa saúde física depende da saúde mental.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  52. Nossa, não sabia que todas essas doenças tem influencia dá saúde mental, gostei muito do seu post, mostra que a gente também temos que nos preocupar com a nossa mente e não só o físico.

    Beijokas
    @dayaneassiis | www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  53. Muito interessante o post! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderExcluir
  54. A gente tem que cuidar do corpo todo mesmo ne? Nao sabia que muitos desses problemas desencadeavam por estress. Eu tive rosacea em um periodo bem estressante da minha vida. Gracas a Deus sumiu tudo. Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
  55. Adorei esse post.
    Sem cuidar da mente, não adinata cuidar do corpo. É uma questão de equilíbrio.
    A acne aparece sempre na minha pele quando não estou bem.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  56. É muito verdade, quando estou mais estressada a minha pele que já é muito oleosa fica pior ainda e sai muita espinha.

    ResponderExcluir
  57. É sempre bom estamos com a mente relaxada, longe de estresse, pois a saúde de nossa mente é importante.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  58. Eu estou com um problema de pele que se chama Urticária Dermográfica é horrível coça demais a minha pele e levanta uns vergões parece que alguém bateu no lugar, fui ao médico e ele disse que é só do stress :/ adorei seu post.

    https://beijouva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  59. The Best Casinos Near The Green Lantern (2020) 우리카지노 우리카지노 happyluke happyluke 11bet 11bet 661Best Bet: Juego Casino | Best Review 2021 - TopBet

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog, continue acompanhando-o para ficar ligado(a) nas novidades!
- Não faça comentários ofensivos e fora de contexto.
- Deixe seu blog para que eu possa visitar.

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo