9 de agosto de 2016

A história da estética



Esse é o primeiro posto do blog (eba!) e por isso quero começar falando de como surgiu a estética que hoje estudamos e vemos... 

A história da estética é de uma forma geral muito interessante e autêntica já que ela decorre de vários momentos históricos e suas evoluções. A origem da palavra "estética" vem do grego, aisthésis, de percepção e sensação. Desde o começo da história humana a busca pela beleza e alcance da perfeição é perceptível, as pessoas utilizavam em vários contextos históricos e em épocas distintas as pinturas, adornos, óleos, perfumes, para o próprio bem estar e conforto. 

Na Grécia, a estética atuava junto com a filosofia ligada a ética e lógica que formavam a partir disso o conceito de belo e bom nos valores humanos. No Egito, eram utilizados óleos aromáticos, argila e banhos de leite de cabra e jumenta por Cleópatra, nessa época havia um conceito que a beleza era importante na mortalidade.



A cultura de higiene era apresentada de forma diferente por região ou tempo. No final da idade média homens e mulheres lavavam as mãos com mais frequência já adotando, por exemplo, antes e depois das refeições feitas diariamente. Os dinamarqueses já tinham um maior cuidado com o banho, troca de roupa e outros cuidados, e por isso eram criticados pela sociedade. No século XVII nas classes superiores da Europa, nenhum aristocrata respeitável se designava aparecer em público sem maquiagem. E assim, muitos conceitos e novidades foram introduzidos à sociedade como cosméticos mais extravagantes, moda, perucas, penteados etc.




À medida que o tempo passou, novos horizontes e tecnologias surgiram, e com eles o desejo de ser ou se tornar belo, a sociedade começa então a se acostumar e aceitar mudanças e deixa de se preocupar somente com o básico para explorar uma nova perspectiva de vida adotando inovadores aspectos não somente na estética corporal, mas em todos os espaços em que ela pode atuar. A estética passou por grandes mudanças desde a pré-história onde mal se era feita uma higiene correta até chegar aos dias de hoje onde muitas pessoas já não vivem sem os serviços oferecidos por ela. Sendo assim, hoje vivemos em favor da beleza interior e exterior, para assim mantermos o equilíbrio  com o nosso corpo e nossa mente.





Referências de busca:
Pandora Spa - https://pandoraspaeterapia.wordpress.com/2013/08/08/a-historia-da-estetica/
Portal educação - https://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/historia-da-estetica/58564

*Reprodução de imagens: As imagens utilizadas nesse post não são de minha autoria. São retiradas de sites apontados quando necessários e google imagens. 




9 comentários :

  1. Muito obrigado minha querida :D Fico mesmo feliz por saber isso :D

    Eu adoro este género de blogs temáticos. Adorei o layout e o conteúdo!

    NEW DECOR POST | Tribal Decor Ideas.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Sério? Fico muito feliz! Obrigada pela visita... <3

    ResponderExcluir
  3. Que incrível! Parabéns pelo blog e que tenha muito sucesso, seu blog está lindo ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei lindaaa, que bom que gostou! Fico muito feliz. Sucesso <3

      Excluir
  4. Emanuelly!Que Blog Lindo!Parabéns! Pode ter certeza que vou continuar visitando!Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, fico muito feliz! Muito obrigada pela visita <3
      Beijos.

      Excluir
  5. Estudar estética é uma coisa maravilhosa! Sou estudante de moda e estudo essa disciplina <3
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog, continue acompanhando-o para ficar ligado(a) nas novidades!
- Não faça comentários ofensivos e fora de contexto.
- Deixe seu blog para que eu possa visitar.

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo